ESTUDO BÍBLICO: Marcos 1:21-28

JESUS EXPULSA UM ESPÍRITO IMUNDO

No estudo anterior vimos quando Jesus chama seus primeiros discípulos.

A partir daqui, veremos o ministério de Jesus se expandindo e ganhando fama.

Hoje nós estamos no livro de Marcos, Capítulo 1, versículos 21 a 28.

21 "Eles foram para Cafarnaum."

Eles quem?  Jesus e os discípulos que Ele havia chamado. Aqueles que a gente viu no estudo anterior.

..."Logo que chegou o sábado, Jesus entrou  na sinagoga e começou a ensinar."

Jesus fazia muito isso. Nós veremos isso se repetir inúmeras vezes: Jesus ensinando na sinagoga.

22 "Todos ficavam maravilhados com seu ensino. Porque lhes ensinava como alguém que tem autoridade e não como os mestres da lei."

Contraditório, né?

Se eles são os mestres da lei, como é que alguém tem a autoridade não como eles? Isso tem que fazer a gente refletir.

Como eu sempre falo; por isso gosto de estudar a Bíblia em "pedacinhos". É sempre importante a gente esmiuçar as palavras.

"Justo naquele momento, na sinagoga, um homem possesso de um espírito imundo gritou. 24 O que queres conosco, Jesus de Nazaré? Viestes para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus!"

Note os detalhes desse texto:

  • Primeiramente o demônio fala no plural: "nos destruir". Ou seja, os planos de Deus para Jesus iriam derrotar TODO o inferno.
  • "Sei quem tu és: o Santo de Deus!" - Aqui ele voltou pro singular e ainda declarou QUEM é Jesus. Apesar de ser o pai da mentira, nem o diabo consegue resistir a verdade de que Jesus é O Filho de Deus e o próprio Deus.
  • "Santo" está escrito com "S" maiúsculo. Ele está se referindo a Jesus, a Deus, por isso nesses casos sempre devemos usar a letra maiúscula.

Jesus o respondeu:

25 "'Cale-se e saia dele!' Repreendeu-o Jesus. O espírito imundo sacudiu o homem violentamente e saiu dele gritando."

Você entende que nesse momento do texto houve um embate físico?

Muitas vezes o mundo espiritual se manifestará no físico. Por isso precisamos entender como essas coisas funcionam para sabermos como agir nessas situações.

Não devemos temer, pois o sangue de Jesus que foi derramado na cruz nos reveste de autoridade contra os principados e potestades do inferno.

A Bíblia é o manual que nos ensina sobre tudo isso, mas para usá-la corretamente precisamos lê-la e estudá-la todos os dias.

27 "Todos ficaram tão adimirados que perguntavam uns aos outros: O que é isto? Um novo ensino e com autoridade. Até aos espíritos imundos Ele dá ordens e eles lhe obedecem."

De novo aqui: autoridade.

Quem tem vida de santificação e intimidade com Deus recebe unção e poder que vêm do céu. Por isso a autoridade que vem do Espírito Santo é naturalmente reconhecida por quem está em volta.

A autoridade no espírito nada tem a ver com gritaria, palavras de ordem ou força física. Ela é na verdade suave e extremamente eficaz.

28 "As notícias ao seu respeito se espalharam rapidamente por toda região da Galileia."

Veremos em textos adiante que os discípulos questionam Jesus sobre a autoridade e Ele diz que é com jejum e oração que ela é conquistada. Ou seja, com santificação e intimidade com o Senhor.

APLICAÇÃO

O que a gente aprende aqui?

Veja como o texto deixa claro que no momento em que o homem grita, Jesus tinha discernimento de espíritos pra identificar que era um dêmonio e além do discernimento Ele também tinha autoridade para expulsá-lo.

A gente precisa ter intimidade com Deus!

Isso é condição fundamental para conseguirmos discernir as coisas e enxergar o que existe por trás das pessoas.

Às vezes aquela pessoa que está te incomodando, que está tumultuando a sua vida, está sendo usada por um espírito maligno.

Por isso devemos, diariamente, buscar em Deus discernimento. É Ele quem nos capacita para isso, para saber quando é a pessoa e quando não é.

Isso nós conseguimos através de uma rotina de jejum e oração.

Minha sugestão: comece hoje, comece agora!

Deus te abençoe!

PREPAREI UM VÍDEO PARA VOCÊ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTUDO BÍBLICO: Marcos 1:35-39

ESTUDO BÍBLICO: Marcos 4:26-29

ESTUDO BÍBLICO: Marcos 3:20-30