ESTUDO BÍBLICO: Marcos 4:30-34
A PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA
Seguimos na sequência de parábolas contadas por Jesus e narradas pelo apóstolo Mateus em seu evangelho.
Vimos no texto anterior sobre a parábola da semente e agora, veremos uma nova parábola que trata sobre o mesmo assunto: O Reino de Deus.
O texto se encontra no livro de Marcos: capítulo 4, versículos de 30 a 34.
30 "Novamente Ele [Jesus] disse: Com que compararemos o Reino de Deus? Que parábola usaremos para descrevê-lo? 31 É como um grão de mostarda, que é a menor semente que se planta na terra. 32 No entanto, uma vez plantado, cresce e se torna uma das maiores plantas, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra. 33 Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava A Palavra, tanto quanto podiam receber. 34 Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola. Quando, porém, estava a sós com os seus discípulos, explicava-lhes tudo."
Novamente podemos ver que Jesus está usando o contexto da agricultura, da semeadura.
No texto anterior vimos que Ele ensinou sobre a semente, e agora de novo ele usa o grão de mostarda, um tipo específico de semente.
QUAL É A MENOR SEMENTE DO MUNDO?
Eu já vi gente discutindo sobre esse texto querendo "provar" que a Bíblia está errada, porque o grão de mostarda não seria a menor semente do mundo, mas sim a semente de morango. 😒
![]() |
Imagem: Caminhada de Emaus |
E aí fica uma briga, um pessoal dizendo que Jesus errou, outro pessoal defendendo...
Certamente essa é uma das discussões mais inúteis que se pode ter acerca do texto bíblico!
Se compararmos com a profundidade do que está sendo ensinado, aí a discussão fica ainda mais ridícula.
Mas caso, ainda assim, tenha alguém com tempo e disposição para esse tipo de argumento, aqui vai a resposta para essa questão:
R: Jesus estava falando para os homens do Oriente Médio há 2.000 anos atrás. Apenas para conhecimento: O morango foi inventado na Europa, em 1.750 d.C. a partir da mistura genética de diversas frutas.
Mistério solucionado, voltemos ao que interessa no texto.
A SIMBOLOGIA DO GRÃO DE MOSTARDA
Jesus está ensinando que, mesmo partindo de uma semente tão pequena, a árvore de mostarda chega a ficar muito grande e sua copa é farta de follhas e galhos.
![]() |
Imagem: Crossroads Initiative |
Ou seja, O Reino de Deus começa com um minúsculo grão: Que são as nossas atitudes do dia-dia, uma gentileza aqui, alguém que nós falamos sobre Jesus acolá, uma cordialidade no supermercado, uma palavra de encorajamento para alguém que está triste ou desanimado e assim por diante.
Nós lançamos essas sementes e Deus faz o trabalho de brotar e de crescer. Exatamente como Ele disse no texto anterior: (Mc 4:26-29)
QUEM SÃO "AS AVES DO CÉU" NA PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA?
32 "Uma vez plantado, cresce e se torna uma das maiores plantas, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra."
As aves do céu simbolizam todos os crentes em Jesus, O Cristo. Crentes estes que vêem dos quatro cantos da terra e encontram abrigo, alimento e proteção no Reino.
![]() |
Imagem: I.A. |
O que Jesus estava prestes a fazer (morrer na cruz em nosso favor) iria expandir o Reino de maneira que até quem não estava enxertado na árvore poderia desfrutar dela.
ÁRVORE: Israel (judeus)
AVES: Gentios, crentes em Jesus de Nazaré.
O Reino dá a todos a mesma oportunidade de virem até a sua copa, beneficiando-se de sua sombra, do seu frescor, da sua proteção e do seu alimento.
MISTÉRIOS NÃO REVELADOS DE DEUS
33 "Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava A Palavra, tanto quanto podiam receber."
Poucas pessoas atentam-se a esse trecho do texto, mas eu acho muito interessante refletirmos sobre o que verdadeiramente significa "tanto quanto podiam receber".
DICA: Ao ler os textos bíblicos tenha o hábito de esmiuçá-lo palavra por palavra.
Se era somente a porção que podiam receber, significa que Jesus não entregava tudo o que Ele tinha para entregar porque Ele sabia o limite intelectual e, principalmente, espiritual dos discípulos.
Assim é conosco até hoje: Deus sabe até onde nós aguentamos. Ele sabe a nossa capacidade de entendimento, compreensão e discernimento espiritual sobre os assuntos do Reino.
Assim, Ele faz tanto quanto nós podemos receber.
Ele sempre pode dar muito mais do que recebemos.
REVELAÇÕES DE DEUS NO SECRETO
34 "Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola.Quando, porém, estava a sós com os seus discípulos, explicavá-lhes tudo"
Podemos notar aqui que, assim como nós nos dias de hoje, os apóstolos também tinham dificuldade para compreender as parábolas que Jesus contava.
O próprio Jesus já havia dito em outros textos que, como eles ainda não tinham o Espírito Santo certamente teriam dificuldade de compreensão, mas mesmo assim Jesus explicava e dava a interpretação a eles em particular.
Por quê?
Porque eles eram os escolhidos.
Quem é escolhido tem mais intimidade com o Mestre do que os que foram chamados.
Guarde isso para sempre no seu coração: Para quem foi chamado ele dava uma parábola, mas pra quem foi escolhido ele dava uma interpretação "VIP", no secreto. Porque somente os escollhidos investem tempo de solitude com Deus.
![]() |
Imagem: I.A. |
Deus não tem filhos prediletos, mas tem filhos que se dedicam mais a buscar a sua companhia e para estes existe uma porção dobrada de revelação e compreensão das coisas do céu.
Quer ser tratado como um escolhido?
Então seja um filho que tem intimidade com o Pai pra que ele possa te contar reservadamente tudo aquilo que Ele tem feito, o que Ele vai fazer e também tudo aquilo que Ele quer te ensinar.
Intimidade com Deus é a melhor coisa que o homem pode ter na sua vida!
É exatamente isso que estamos fazendo aqui: estudanto A Palavra de Deus.
CONCLUSÃO
Qual é a lição que nós podemos tirar dos quatro versículos apresentados?
"Tudo no Reino de Deus começa pequeno, mas o Senhor SEMPRE faz brotar, crescer e frutificar."
Não somos nós, é Deus quem faz.
Nossa missão é apenas lançar as sementes e crer que elas germinarão.
Lancemos nossas sementes incessantemente.
Que Deus te abençoe!
Comentários
Postar um comentário
Tem algo a acrescentar? Compartilhe conosco: