ESTUDO BÍBLICO: 3:13-19

A ESCOLHA DOS 12 DISCÍPULOS

No estudo anterior, vimos que a fama de Jesus já estava tão grande que Ele precisou pregar de dentro de um barco, para que não fosse comprimido pela multidão e para que todos pudessem ouvir o que Ele tinha para ensinar.

Agora veremos como Ele chamou cada um de seus apóstolos.

O CHAMADO DE JESUS

Vamos para o evangelho de Marcos; capítulo 3, versículos de 13 a 19.

13 Jesus subiu a um monte e chamou a si aqueles que ele quis, os quais vieram para junto dele. 14 Escolheu doze, designando-os como apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar 15 e tivessem autoridade para expulsar demônios.

O texto nos deixa bem claro que Jesus chama quem Ele quer. É Ele que nos escolhe e não nós que escolhemos a Ele.

No versículo 13 vemos que os que Jesus chamou vieram para junto dele, ou seja, mais perto. Isso demonstra que existiam mais pessoas no local.

Daqui por diante o texto sinalizará em todos os evangelhos a diferença entre os Doze apóstolos e outros discípulos pela letra maiúscula no início das palavras. Quando estiver escrito "Discípulos", trata-se dos Doze. Já quando estiver escrito "discípulos" trata-se de outros homens e mulheres que também acompanhavam Jesus em sua caminhada.

3 OBJETIVOS DE JESUS PARA OS 12 DISCÍPULOS

O texto nos conta que Jesus tinha objetivos claros ao convocar os Doze apóstolos, que eram:

  1. RELACIONAMENTO: Conviver diretamente com Jesus, de maneira pessoal e em tempo integral.
  2. PROPAGAR A MENSAGEM: Que eles fossem ensinados e encorajados e espalhar os ensinamentos que receberiam de Jesus durante o período do seu ministério.
  3. EXPULSAR DEMÔNIOS: Como consequência do relacionamento + conhecimento da Palavra ele seriam revestidos de autoridade no mundo espiritual.

UAU!!!

Que receita poderosa. E ela serve para nós até hoje. Basta segui-la.

LISTA DOS DOZE APÓSTOLOS DE CRISTO

16 Estes são os Doze que Ele escolheu: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que significa "Filhos do trovão"; 18 André; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu; Simão, o zelote, 19 e Judas Iscariotes, que o traiu.

Em alguns relatos que envolvem a presença dos irmãos de sangue; Tiago e João, veremos que eles apresentam um temperamento muito forte e explosivo. Por isso alguns teólogos acreditam que essa seja a razão do apelido que Jesus lhes deu (Filhos do trovão).

Isso também nos fala um pouco sobre o bom humor de Jesus. Capaz de fazer piada com as nossas fraquezas.

Nessa lista, podemos notar também a presença de dois Tiagos: um era o irmão de João e o outro é identificado como "Filho de Alfeu". Os textos trarão a diferenciação através de Tiago maior e Tiago menor, mas eu prefiro a tradução feita pelo seriado The Chosen que os trata como Tiagão e Tiaguinho, como provavelmente seriam esses apelidos nos tempos de hoje.

Eu preparei um organograma pra ficar mais fácil entender quem eram os apóstolos:

Coluna 1: Simão, depois chamado de Pedro, e André, seu irmão. Ambos pescadores.

Coluna 2: Tiago e João, também irmãos, filhos de Zebedeu e também pescadores.

Coluna 3: Mateus, também identificado como Levi, em Marcos: 2, e posteriormente sendo chamado Mateus. Outro Tiago, identificado como filho de Alfeu, assim como Mateus também é identificado como filho de Alfeu. Imaginei que eles poderiam também ser irmãos, mas os pesquisadores não acreditam nessa possibilidade, caso contrário, os evangelhos identificariam assim como identificam o parentesco de Pedro e André e de Tiago e João.

Coluna 4: Filipe e Bartolomeu.

Coluna 5: Tomé, que precisou tocar as feridas de Jesus para acreditar que era ele ressureto e Tadeu.

Coluna 6: Simão, identificado como "os zelote".

Os zelotes eram uma seita judaica que significa alguém que zela pelo nome de Deus. Eram um grupo de resistência armada que lutava contra o domínio do império romano.

E por fim, Judas Iscariotes, o traidor.

OS FILTROS DE JESUS

Nos versículos de 13 a 15, o que eu pude observar?

Que Jesus vai "filtrando" os chamados. Primeiramente ele chama uma porção de gente, dessa porção ele tira alguns até escolher apenas 12 e os torna apóstolos.

É interessante observar que mesmo dentre os doze, um não era o escolhido, que era Judas.

Ele claramente fazia parte do propósito, mas não foi escolhido para a propagação do Reino.

Por isso a própria Bíblia nos ensina que "muitos serão chamados, mas poucos escolhidos" (Mt 22:14)

ORAÇÃO DOS ESCOLHIDOS

Que nós tenhamos um coração temente a Deus, um coração apaixonado por Jesus, para que nós estejamos na lista dos escolhidos.

LEMBRE-SE: Frequentar uma igreja, estar enchendo um local de culto, não te faz um escolhido. Isso não garante que você vá para o Céu.

O texto de Marcos 3:13-19 nos mostra que, se pesquisarmos um pouquinho sobre cada discípulo, veremos a diversidade de temperamentos, de personalidades e de origens de cada um dos selecionados apóstolos.

A única coisa em comum entre todos os doze (além de serem judeus), é que todos eram improváveis aos olhos dos homens.

Todos eram improváveis de serem discípulos de um mestre, ainda mais do Mestre!

Alguns por terem pouca edução, outros por terem um caráter duvidoso, outros pelo seu temperamento explosivo e por querer fazer justiça à espada ou por qualquer outro motivo.

Talvez quem olhe de fora avalie que nenhum deles servia para ser discípulo de um mestre tão poderoso quanto Jesus.

É justamente essa a beleza do evangelho!

Deus chama os improváveis.

Ninguém está pronto para o serviço quando é chamado. Nós somos transformados pelo Espírito Santo ao longo do caminho e é nítido isso quando aolhamos para a vida dos apóstolos antes e depois da ressurreição de Jesus, quando Espírito Santo vem sobre a terra.

Não espere ficar bonitinho pronto para vir até Jesus, pois você não vai conseguir com suas próprias forças.

Venha do jeitinho que você está.

Esteja como Mateus, que era o traidor do seu povo, esteja como os pescadores que talvez não tivessem um nivel cultural pra pregar e ensinar. Esteja como Simão, o zelote, que era um revolucionário cheio de ira e acreditava na vitória atráves da violência da guerra do fio da espada.

Venha como você está!

O começo do texto nos diz que "Ele separou para que estivessem com Ele, os enviasse a pregar e tivessem autoridade para expulsar demônios."

Primeiro, Jesus colocou todo mundo "debaixo das asas dEle", para que estivessem com ele, para só depois, eles serem enviados para pregar e expulsar demônios.

Então primeiro você se achega a Jesus, e depois ele te prepara para o apostolado.

PREPAREI UM VÍDEO PARA VOCÊ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTUDO BÍBLICO: Marcos 1:35-39

ESTUDO BÍBLICO: Marcos 4:26-29

ESTUDO BÍBLICO: Marcos 3:20-30