ESTUDO BÍBLICO: Marcos 3:20-30
A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO
No texto anterior vimos como Jesus elegeu seus 12 discípulos mais próximos e os "promoveu" a Apóstolos.
Após esse episódio, Jesus segue seu ministério operando sinais e maravilhas por onde vai, o que gera muita inveja nos líderes religiosos a ponto deles blasfemarem contra o Espírito Santo e é isso o que veremos nesse estudo.
LUTANDO CONTRA AS PRESSÕES EXTERNAS
Vejamos o evangelho de Marcos: capítulo 3, versículos de 20 a 30.
20 Então Jesus entrou em uma casa, e novamente reuniu-se ali uma multidão, de modo que Ele e os seus discípulos não conseguiam nem comer
21 Quando seus familiares ouviram falar disso, saíram para apoderar-se dele, pois diziam: 'Ele está fora de si' ".
Nós já vimos nos textos anteriores que agora o ministério de Jesus estava muito conhecido e não tinha mais como evitar; onde Ele ia, muitas pessoas O seguiam.
O texto reforça isso quando diz que Jesus e seus discípulos não tinham tempo nem para comer. Essa consideração nos mostra a dimensão do tempo que era investido por Jesus em atender aos pobres, doentes e enfermos.
Até mesmo os familiares de Jesus diziam que "Ele estava fora de si."
Isso é muito interessante porque, quem de nós não foi tido como louco quando entendeu o chamado de Deus e resolveu obedecer e partir pro nosso ministério?
E o texto continua:
22 E os mestres da lei que haviam descido de Jerusalém diziam: 'Ele está com Belzebu! Pelo príncipe dos demônios é que ele expulsa os demônios'.
De novo os mestres da lei aparecem. É impressionante como eles estão em todas as situações de perseguição a Jesus. Já deu pra perceber, né?
Se você acha que está enfrentando muita força contrária, veja o que Jesus passava.
De um lado família dizia que ele estava fora de si do outro lado os mestres da lei afirmavam levianamente que Ele era o próprio Belzebu.
Quantas vezes nas nossas vidas nós recebemos um chamado de Deus, começamos a fazer aquilo que devia ser feito e vieram diversas forças contrárias nos fazendo querer desistir?
Note que Jesus está fazendo o que Ele veio para fazer. Sua família está o chamando de louco, e os líderes religiosos estão chamando ele de Belzebu.
Quantas forças externas contrárias a gente não encontra quando resolve atender o chamado de Deus e investir no Reino?
CASA DIVIDIDA NÃO PROSPERA
23 Então Jesus os chamou e lhes falou por parábolas: "Como pode satanás expulsar satanás?
24 Se um reino estiver dividido contra si mesmo, não poderá subsistir.
25 Se uma casa estiver dividida contra si mesma, também não poderá subsistir.
26 E, se satanás se opuser a si mesmo e estiver dividido, não poderá subsistir, chegou seu fim.
Veja que belo e importante ensinamento: Nenhum projeto prospera quando há divisão interna.
Jesus reforça que até o inferno precisa estar unido para poder sobreviver, o que dirá nós em nossos projetos, casamentos, famílias, carreiras, empresas e qualquer tarefa em que nos propusermos a fazer.
Que tristesa que é morar em uma casa onde existe divisão. É impossivel uma família subsistir em pé de guerra. Não semeie discórdia dentro da sua casa.
![]() |
Fonte: PNGtree |
Você mãe, você pai, irmão...
Se dentro da sua casa houver divisão, ela vai cair na sua cabeça.
Aqui nesse texto Jesus está tratando de reinos, o reino do mal, o Reino de Deus, e a casa que é a família, que é a primeira instituição que Deus fez.
Jesus diz claramente que em todas elas nenhuma sobrevive a divisão interna.
Se no ambiente em que você está, está tudo dividido, seja a pessoa que ameniza o problema.
Talvez você não consiga trazer união, isso é um fardo muito pesado que nós como cristãos carregamos porque muitas coisas não dependem de nós, mas se resolver o problema não está ao seu alcance, seja pelo menos um pacificador.
Não seja a pessoa que põe mais lenha na fogueira, porque como eu disse, se a casa ruir, ela vai cair em cima da cabeça de todos, inclusive da sua.
A PARÁBOLA DO LADRÃO AMARRADO
28 Eu asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhe serão perdoados, 29 mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão, é culpado de pecado eterno."
30 Jesus falou isso porque eles estavam dizendo: Ele está com um espírito imundo.
Muito cuidado quando você vir alguém manifestando a glória para não julgar e dizer que é demônio.
Posso citar aqui um exemplo pessoal:
Sou de uma igreja evangélica tradicional, mas costumo frequentar cultos pentecostais e não é raro ver pessoas que têm uma postura mais conservadora facilmente afirmarem que algumas manidestações pentecostais, como pessoas que oram línguas por exemplo, "se assemelham a manifestações demoníacas".
Quem diz isso, certamente não entendeu que Deus não pode morar dentro de uma caixinha na qual decidimos e listamos como e quando Ele pode trabalhar.
Somente a intimidade com Deus nos faz enxergar que o Espírito Santo se manifesta da maneira que Ele quiser, como e quando Ele quiser e usando quem Ele quiser usar.
Existem coisas que a Bíblia nos ensina, por isso devemos lê-la diariamente. Assim desenvolvemos condições de reconhecer quando algo não vem de Deus.
Agora, existem coisas, existem mistérios, que só o Senhor sabe.
Eles atribuíam aos milagres de Jesus um pacto com o demônio.
Veja só a que ponto o abuso dos líderes religiosos chegou!
Quando você não souber, quando eu não souber, o melhor que nós fazemos é ficar com a boquinha fechada e buscar em Deus a resposta.
Vá orar, vá jejuar, e pede pra Deus te revelar.
Deus nunca vai negar sabedoria e conhecimento pra nós, nunca.
SERÁ QUE EU BLASFEMEI CONTRA O ESPÍRITO SANTO?
A resposta é muito simples.
Se existe esse temor e essa consciência dentro de você é porque certamente você não o fez.
Comentários
Postar um comentário
Tem algo a acrescentar? Compartilhe conosco: